Introdução



sexta-feira, 27 de julho de 2007

CD - ALMA PERNAMBUCANA - Claudio Almeida e convidados.

Nasci em PE e tenho o maior orgulho de ter um músico de minha terra com essas qualidades de excelente violonista, compositor, arranjador, pessoa simples e de refinada educação.
Tive o privilégio de receber no meu endereço esse CD enviado por Cláudio Almeida num gesto de bondade e de completo desprendimento. Parabéns para você, grande artista pernambucano de Pesqueira. Muito obrigado ! " O combustível que alimenta a fornalha da cena musical pernambucana nos últimos anos parece inesgotável. O mais recente talento moldado no calor da terra do frevo e do maracatu atende pelo nome de Cláudio Almeida.
No seu segundo disco, Alma pernambucana , o violonista ousa com arranjos originais e interpretações arrojadas para temas consagrados do cancioneiro regional. Mas surpreende sobretudo pela riqueza das composições de sua própria autoria. É o que acontece com a armorial Pingando fogo. Impossível não ouvir a faixa e associá-la imediatamente ao movimento idealizado pelo escritor e dramaturgo Ariano Suassuna. Aliás, o criador do Quinteto Armorial é homenageado com uma das músicas mais lindas do disco, Ariano. Mais adiante, a Paradisíaca Praia de Serrambi, um dueto do violão de Cláudio com Jehovah da Gaita, impressiona. É aquele tipo de melodia diante da qual nenhuma alma dotada do mínimo de sensibilidade consegue ficar indiferente. Somente a audição dessa faixa - que chega a lembrar a excepcional participação de Toots Thielemans em Constance, de Guinga - justificaria a gravação do disco. Mas o trabalho é de fôlego. E tem muito mais... São nada menos que 18 faixas recheadas de xote, coco, frevo, ciranda, maracatu, caboclinhos, bossa nova... E até, pasmem, um originalíssimo brega: Garçom. Nas mãos de Cláudio Almeida, o ''clássico'' de Reginaldo Rossi ganha um inusitado arranjo. Outra vez, Jehovah tem participação magistral ao transformar a gaita em bandoneón. O resultado é que um nuevo tango substitui a fossa tupiniquim. Com um toque mais refinado, mas não menos dramático. No álbum há também participação especial de Geraldo Azevedo. A parceria ocorre em Inclinações musicais, a primeira música composta por Geraldinho, em 1963. E uma homenagem a Alceu Valença, em que a Estação da luz recebe a visita do Trenzinho do caipira, de Villa-Lobos, evocada pelo cello de Fabiano Menezes. "

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente cd. Parabéns pelo blog, estou emocionado, vibrando por ter encontrado esse espaço com essas preciosidades.

Muito obrigado.